top of page
  • Foto do escritorMariane Bom

Como Comprar um Apartamento: 10 Dicas Práticas

Atualizado: 12 de ago. de 2020

Você finalmente está perto do grande momento de fazer a aquisição do seu imóvel, mas está com dúvidas sobre como comprar um apartamento?


Além de todas as questões burocráticas, outras pontuações podem surgir. Por isso, é importante pesquisar bastante sobre as melhores práticas para encontrar a unidade ideal para você e sua família.


Assim, separamos 10 dicas para auxiliar nesse processo de busca pelo novo imóvel. Veja, então, como comprar seu apartamento com segurança e tranquilidade.


Como comprar apartamento: 10 dicas


Quantas visitas devo fazer? Será que a vizinhança é boa mesmo?Para facilitar a sua busca, Separamos algumas dicas práticas.


Esperamos, assim, que você consiga encontrar o apartamento dos seus sonhos. Confira, a seguir.


1. Faça uma lista do que é mais importante



Antes de começar a procurar seu apartamento ideal, faça uma lista do que é mais importante para você:

  • Localização?

  • Vista do apartamento?

  • Tamanho?

  • Andar alto ou baixo?

  • entre outras

Faça a você mesmo essas perguntas e várias outras que julgar importantes. Certamente, as respostas vão ajudar a sua busca.




2. Gerencie suas expectativas


Lidar com o estresse ao comprar um apartamento envolve gerenciar suas expectativas e ansiedades de toda a família.


Dessa forma, para tornar o processo de compra o mais suave possível, saiba quantos apartamentos deseja ver e quanto tempo o processo irá demorar.


Uma vez que você decide sobre a escolha do apartamento, a transação normalmente pode levar alguns dias ou meses, de acordo com a burocracia para a compra e/ou financiamento.


3. Pense no futuro


Como o processo de compra às vezes é um pouco demorado, você pode mudar de ideia à medida que a busca avança. É comum pensar em um tipo de apartamento diferente no meio da procura, mas isso pode atrapalhar a transação.


Para evitar a confusão, faça as seguintes perguntas:

  • Por que estou comprando um apartamento agora?

  • Este é o momento certo?

  • Quanto tempo vou querer morar no apartamento novo?

  • Isso é para um investimento ou para uso próprio?

Certifique-se de que suas intenções sejam reais e permaneçam reais nos próximos anos.


4. Pesquise antes de visitar os apartamentos


Uma ótima opção é pesquisar os apartamentos online antes de sair para visitá-los. O objetivo da pesquisa on-line não é apenas para ver quais são as suas opções, mas também para se preparar para o que essas opções estão oferecendo.


Muito cuidado para não consultar sites de imobiliárias e construtoras que não tenham comprometimento com o cliente. É claro que você irá pessoalmente conhecer o imóvel, mas saiba o que consultar para não perder tempo.





5. Verifique se você está pré-qualificado para a compra


Caso você não esteja preparado para comprar seu apartamento à vista, em dinheiro, existe a opção de financiamento. A alternativa, no entanto, precisa de alguns requisitos para que o crédito seja liberado.


Portanto, verifique com o seu corretor sobre toda a documentação necessária para a solicitação do financiamento e, se possível, faça uma simulação de crédito.


Assim, você saberá se tem ou não condições financeiras para fazer a compra do bem.


6. Defina um número máximo de visitas por dia


Evite fazer muitas visitas por dia. É claro que, para otimizar o tempo, você pode visitar vários imóveis. Mas, isso pode causar confusões.


Então, tente registrar o máximo de informações e impressões sobre cada novo apartamento a que você for visitar. Tome nota, inclusive, a respeito dos pontos negativos da unidade.


Uma boa opção é anotar os dados e tirar fotos em seu celular. Afinal, são muitos detalhes importantes que você não quer esquecer, não é mesmo?


7. Concentre-se em um bairro de cada vez


Comece com apartamentos apenas no seu bairro desejado. Se nenhum te agradar, então expanda para outras áreas.


Visitar apartamentos em bairros diferentes, em um mesmo dia, pode ser muito cansativo e nada dinâmico em relação a aproveitamento do tempo.


8. Escolha um profissional de sua confiança


A aquisição de um imóvel é uma transação séria e sensível ao tempo. Ter um corretor, um corretor que o manterá no caminho certo e que passe credibilidade, é fundamental.


O bom profissional é aquele que auxilia o cliente com o com tranquilidade, confiança e melhor custo-benefício. O corretor prepara os passos necessários previamente e facilita a compra do imóvel.


9. Seja resiliente


Pode acontecer de você se apaixonar por um apartamento que já estava sendo negociado por outro comprador. Não se deixe abater por ter perdido aquela oportunidade.


Em invés disso, abrace como uma experiência de aprendizado. Muitas boas opções virão! Basta ter um pouco de coragem para continuar em busca do apartamento dos seus sonhos.


10. Faça uma lista do que gosta e que não gosta


Observe o que você gosta e o que não gosta no lugar onde você mora. Dessa forma, você pode descobrir o que deseja em um novo lugar e o que você definitivamente não quer. Isso o ajudará a ser mais assertivo na escolha do novo apartamento.


Encontrar um apartamento que atenda às suas necessidades pode, sim, ser uma experiência tranquila e bem-sucedida. Para isso, você precisa encontrar os profissionais certos.


A Santos Edificações é especialista em construção de alto padrão e conta com equipe capacitada para atender a todas as suas necessidades na busca do imóvel dos seus sonhos.


Entre em contato com um de nossos consultores e marque uma visita!


23 visualizações0 comentário

Comments


  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page