top of page
  • gedianebfb

Lavabo - o que é e como decorar em apartamento

O lavado é uma área do apartamento utilizada não só pelos moradores como, também, pelos visitantes. Assim, é importante que o local seja funcional e bem decorado.

Se você acabou de comprar um apartamento com lavabo ou quer fazer uma reforma no cômodo, preste atenção no texto, a seguir.

Separamos dicas práticas e fáceis para deixar o lavabo do seu apartamento perfeito. Então, acompanhe e confira!

Lavabo - o que é

O lavabo é frequentemente confundido com o banheiro mas, apesar de ambos terem a mesma função, existem alguns detalhes que diferenciam os dois.

Geralmente localizado próximo às áreas sociais do apartamento, o lavabo é destinado para atender especialmente aos convidados.

Ele é um cômodo com menos itens do que se costuma encontrar nos banheiros e, dessa forma, ele tem um espaço menor.

O que deve ter em um lavabo?

O lavabo é uma área de higiene pessoal utilizada mais frequentemente pelos visitantes; portanto, ele não precisa ter, necessariamente, tudo o que um banheiro tem.

Assim, ao entrar em um lavabo, costumamos encontrar os seguintes itens:

  • Gabinete

  • Pia

  • Vaso Sanitário

  • Espelho

  • Itens de higiene pessoal

  • Toalhas

  • Kit de remédios

Além disso, como o local vai receber hóspedes e visitas, é interessante caprichar na decoração.

Pensando nisso, separamos ótimas dicas que vão deixar seu lavabo perfeitamente decorado.

Dicas para decorar um lavabo em apartamento



Junto com o hall de entrada e a sala de estar, o lavabo é um local destinado, em grande parte, à recepção dos visitantes.

Assim, é importante deixar tudo organizado, funcional e bonito para que os convidados se sintam à vontade.

Encontrar a melhor maneira de decorar um lavabo pode parecer desafiador, mas é uma tarefa simples se você observar as dicas que separamos, a seguir.

Considere o espaço disponível

Por ser um cômodo menor, é preciso levar em consideração o espaço disponível no local antes de comprar os itens para ele.

Então, se a área for pequena, prefira portas de correr para o gabinete e armários.

Além disso, você pode usar as paredes para pendurar nichos e prateleiras com a função organizadora. Toalhas e itens de higiene, por exemplo, podem ser acomodados nestas partes.

Aposte nas cores

Branco, bege e cinza ainda são usados e sempre bem-vindos na decoração mas, atualmente, é possível usar e abusar de tons e cores na hora de planejar o seu lavado.

Você pode, por exemplo, usar uma cor mais clara para os revestimentos e colocar cores fortes nos itens decorativos. Ou, se preferir, pode apostar em tonalidades diferentes para o piso e para as paredes.

A mistura de cores em um ambiente pode deixá-lo mais vivo e alegre. Então, use a criatividade e aposte em colorações diversas, de forma harmônica.

Deixe o local bem iluminado

A iluminação ideal ajuda na funcionalidade do cômodo, além de dar uma aparência mais ampla para ele.

Então, além da luz principal do local, pense em aumentar a quantidade de iluminação dentro do lavabo.

As luminárias vão ajudar a deixar o ambiente mais confortável e acolhedor. Elas podem ficar perto do espelho e pia ou serem colocadas sobre alguma decoração - como um quadro, por exemplo.

As lâmpadas também podem ser instaladas sobre os nichos e prateleiras e, dessa forma, vão dar um charme especial ao ambiente.

Tenha artigos decorativos

Os acessórios de decoração dão um toque especial a qualquer lugar. No lavabo, você pode optar por itens especiais ou investir no básico - como saboneteira e dispenser.

Quadros temáticos, espelhos, molduras diferenciadas e aromatizadores de ambiente vão deixar o cômodo moderno e bonito.

Além disso, as plantas podem fazer parte da decoração. Sejam elas naturais ou artificiais, ter um pouco de verde no local vai fazer toda a diferença, não é verdade?

Os tapetes também merecem destaque! Encontrado em variados modelos, tamanho, cores e estampas, o acessório deixa o lavabo mais confortável e ajuda, além disso, a deixar a decoração mais estilosa.

Arrumação decorativa

Você já deve ter reparado como um local bem arrumado parece mais bonito, não é mesmo? Pois a organização também pode servir como decoração para o seu lavabo.

Assim, você pode separar e dobrar as toalhas de modo diferenciado e organizar os rolos de papel higiênico de maneira criativa.

O mesmo vale para os frascos e itens de higiene pessoal, que podem ficar expostos em prateleiras e caixotes de maneira diferenciada.

Por fim, leve em consideração seu gosto pessoal e a decoração do restante do ambiente.

Gostou? Então, você pode conferir outras dicas sobre apartamentos e decoração acessando o nosso blog, da Santos Edificações.



271 visualizações0 comentário

Comments


  • Grey Facebook Ícone
  • Grey Instagram Ícone
bottom of page